Município registra primeiro caso de Zika Vírus e Vigilância em Saúde faz Alerta
Na última semana, foi confirmado o primeiro caso de Zika Vírus em Palmeira das Missões. Com isso, um alerta foi ligado: é ainda mais importante realizar a prevenção e a eliminação dos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.
Durante a Sessão Ordinária dessa segunda-feira (03), a Coordenadora Municipal da Vigilância em Saúde, Regina Peixoto Ardenghi, falou sobre as ações desenvolvidas pela equipe e, também, sobre a importância da comunidade fazer sua parte.
“Precisamos que a comunidade entenda que não há uma fórmula mágica, não existe um veneno, um inseticida que vá eliminar de vez o problema da dengue. É somente a conscientização dos moradores, nos auxiliando, olhando seu quintal, não deixando nada que acumule água, levando informação para os seus parentes”, explicou.
No ano de 2022, foram confirmados 757 casos de dengue no Município, a maioria dos casos na faixa etária de 20 a 40 anos. Sendo que, em 90% dos casos confirmados, os focos do mosquito estavam dentro das casas e quintais dos pacientes. Até dia 31 de março deste ano, foram registrados dois casos de dengue e um de zika.
A mobilização da sociedade é fundamental para eliminar o mosquito Aedes Aegypti. Não deixe água acumulada, use repelente, leve informação aos amigos e familiares, faça sua parte!
(Fonte: Assessoria de Imprensa).