#MulherCidadã2025
por Camila Carvalho
—
última modificação
11/03/2025 15h44
"Sobre costurar solidariedade"
O adjetivo “bairrista” é utilizado para definir uma pessoa que defende os interesses do seu bairro. Sem dúvidas, podemos afirmar que Clarice de Fátima Martins Nascimento, de 46 anos, é bairrista de carteirinha. Afinal, ela vive, faz voluntariado e tem seu estabelecimento comercial no Bairro Westphalen. As mãos, habilidosas para a costura, além de darem vida a uniformes e fantasias, também se estendem para ajudar o próximo.
Integrante do projeto “Criança Feliz”, ela ajuda na organização do evento que acontece anualmente, no dia 12 de outubro. Os voluntários fecham a rua, disponibilizam lanche e refrigerante, e garantem a alegria dos pequenos moradores com a distribuição de brinquedos e presentes. Não é apenas um evento beneficente, é a construção de memórias afetivas na vida de dezenas de crianças palmeirenses que aproveitam a festa até o último instante.
A homenageada, indicada pela União das Associações de Bairros de Palmeira das Missões (UAMPAM), também participa ativamente de atividades e projetos na Escola Estadual Venina Palma, onde a filha mais nova, Maria Clara, de 10 anos, estuda. A outra filha, Byanka, de 27 anos, atualmente está fazendo Pós-graduação em Pedagogia.
Clarice, que hoje é Vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro, já atuou, também, como Conselheira da Igreja Sagrado Coração de Jesus, foi voluntária em ações para o Hospital de Caridade e no projeto “Natal Solidário”.
Ela conta que está muito feliz com a homenagem. “Nunca imaginei que seria indicada para uma homenagem tão importante. Nosso trabalho sempre foi e será em prol das pessoas e do bem da comunidade. Acredito que o mérito dessa homenagem é do trabalho que exercemos”, disse.
As mesmas mãos que alinhavam fitas e que alcançam alegria, também estão imbuídas em fortalecer o papel da mulher na sociedade e construir, cada vez mais, um espaço de conquistas e realizações!