#mulhercidadã2025

por Camila Carvalho última modificação 11/03/2025 14h55
"A semente da fé"
Há quem diga que existem mãos que são melhores para o plantio de folhagens e flores. Inegável é que o cultivo das plantas exige cuidado e uma boa dose de carinho. É preciso entender que entre e a semeadura e o florescer, existe um tempo de espera e contínua devoção.
Dona Tereza Lucas Maciel é moradora do Bairro Félix. A rua estreita abriga a casa que é rodeada de plantas, árvores e flores. Não há como negar que todas aquelas plantas que ornamentam a residência, são cultivadas por mãos habilidosas e devotas. A simplicidade não é uma virtude somente do local, a homenageada carrega nas palavras um jeito singelo, puro e, ao mesmo tempo, que não deixa de transparecer a força de uma mulher de fé e coragem.
Aos 76 anos, Dona Tereza não esconde o orgulho que tem dos filhos e dos netos. Os olhos ficam marejados ao afirmar que os mesmos ensinamentos recebidos pelos seus pais, foram passados para os seus filhos e, hoje, para os netos. Ela conta, orgulhosa, que nunca foi chamada no colégio por causa de maU comportamento dos filhos. "Da mesma forma que criamos os nossos filhos, eles estão criando os deles. Não se envolvem com nenhuma porcaria do mundo. Eu agradeço muito a Deus por isso", garante.
Natural de Soledade, Dona Tereza já está há 50 anos em Palmeira das Missões. Nos últimos 15 anos ela se dedica, incansavelmente, às atividades da Pastoral da Criança, organização ligada à Igreja Católica com o intuito de capacitar líderes voluntários que assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania. Questionada sobre a recompensa do trabalho, ela não hesita e garante que receber o carinho das crianças e das mães é o melhor pagamento que poderia ter.
Se engana quem pensa que a homenageada tem uma rotina pacata e tranquila. Ela conta que todas manhãs vai até a chácara da família, distante 19 quilômetros de Palmeira das Missões, juntamente com um dos filhos, para alimentar as criações de porcos e galinhas. No que se refere às atividades da igreja, ela faz parte do Conselho da Comunidade, dos Grupos de Família, já foi Presidente do Grupo da Terceira Idade, é Líder na Comunidade São José e Coordenadora da Capelinha. Durante a Quaresma, ela abre o local todos os dias, antes das 7h, para rezar o terço com suas companheiras de religião.
Não é difícil perceber o quanto a fé está presente na vida de Dona Tereza. O carinho que demonstra ao falar sobre os Padres da Comunidade Católica da cidade, o orgulho por já ter ido à Aparecida várias vezes, a consideração que tem pelas companheiras de Pastoral. Não é difícil perceber que as boas sementes foram plantadas em solo fértil e que a fé floresce todos os dias no seu coração!