#MulherCidadã2025

por Camila Carvalho última modificação 11/03/2025 14h53
“Educação, saúde & cerejas”
A expressão "cereja do bolo" é usada para descrever aquele toque final perfeito, encantador e cativante. A pequena fruta é colocada, delicadamente, ofertando mais cor, sabor e brilho ao que foi preparado.
Podemos afirmar que, ter uma agenda profissional intensa, exige tempo, dedicação e muito comprometimento. No entanto, começar o dia ao lado da família, vendo o sorriso das filhas, é, realmente, a cereja do bolo na vida de uma mãe. E na vida da Andressa, é assim também!
Andressa da Silveira tem 38 anos, é casada com Tiago Baptistela, docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Palmeira das Missões, Doutora em Enfermagem, e mãe das “cerejinhas” Valentina, de 9 anos, e Vitória, de 1 ano e 4 meses.
A homenageada foi indicada pelo Rotary Club e pela Casa da Amizade, na categoria Saúde da Mulher. Para ela, as duas entidades são “compromissos de vida” que possibilitam vivenciar realidades distintas e desenvolver ações que podem transformar essas realidades.
A jornada de voluntariado iniciou como membro da Casa da Amizade, onde desempenhou a função de Vice-presidente, Presidente e hoje faz parte do Conselho Diretor. Mais tarde, quando ingressou no Rotary, passou a atuar em diferentes Comissões, ancorada em dois segmentos: saúde e educação.
Na vida profissional, ela atua desde 2018 na UFSM, onde desenvolve atividades de educação no ensino superior e na pós-graduação, nos cursos de Enfermagem e Ciências Biológicas; em disciplinas do Mestrado em Saúde e Ruralidade; também desenvolve aulas práticas junto à comunidade nas Estratégias de Saúde da Família do Bairro Mutirão e Lutz; realiza atividades de pesquisa e extensão nas escolas e unidades de saúde de Palmeira das Missões e tem como população alvo de suas ações: mulheres mães, crianças, adolescentes e jovens. Entre suas produções bibliográficas, tem 159 artigos científicos e 37 capítulos de livros publicados.
Para ela, ser “Mulher Cidadã” é uma honra e demonstra o reconhecimento social de um trabalho que tem desenvolvido ao longo dos anos. “Neste momento me sinto acolhida e honrada. Palmeira das Missões está me abraçando com esta homenagem, assim como eu abracei diversas causas na cidade. Sem dúvidas, meu sentimento é de gratidão”, afirmou Andressa.