#MulherCidadã2025
por Camila Carvalho
—
última modificação
11/03/2025 14h35
"Uma cozinheira cheia de garra"
A cozinha é conhecida como o coração da casa. É nesse espaço que, de maneira afetuosa, são preparadas as refeições que vão à mesa da família. É nesse espaço, também, que o amor e a dedicação são usados como os melhores e mais saborosos ingredientes. Se a cozinha é considerada o coração da casa, que lições podemos aprender com uma pessoa que disponibiliza um espaço da sua própria casa e ajuda a preparar refeições para quase 70 famílias?
Há quatro anos, Leni Aparecida de Lima é voluntária no projeto "Cozinha Solidária da Vila Jardim", uma iniciativa do Movimento de Meninos e Meninas de Rua de Palmeira das Missões, entidade que a indicou para receber o prêmio Mulher Cidadã de 2025. Nos três dias da semana dedicados à Cozinha Solidária, ela conta com a ajuda do esposo, Adriano, que auxilia na distribuição das fichas e controla a fila na hora da entrega das marmitas.
Leni, que tem 61 anos, tem dois filhos, três filhas, oito netos, e foi indicada na categoria Atividade Comunitária em Prol da Mulher. Segundo ela, participar do Movimento de Meninos e Meninas de Rua é algo muito importante. "Fazia muito tempo que queria me juntar num grupo de mulheres, para unir forças e encarar o mundo. É uma coisa que me deixa muito feliz, cada dia mais", afirmou a homenageada.
Moradora da "Vila Jardim" há cinco anos, ela tem orgulho do lugar onde mora, e atua incansavelmente no Coletivo de Mulheres da localidade - projeto que também é vinculado à entidade que a indicou. A parceria com os cursos de Nutrição e Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), rende o envolvimento das moradoras em diversas atividades, como: Oficina de Higienização, Conservação e Reaproveitamento de Alimentos; Confecção de travesseiros e edredons com resíduos de malhas e fibras; Oficina de Orientação e Cuidados com a Saúde da Mulher; entre outras.
A homenageada, que cresceu no Paraguai, está em Palmeira das Missões desde 2019. Saiu do país vizinho em busca de uma futuro melhor para a família e hoje, no coração da sua casa, ela enche de afeto, não só os seus, mas também todas as famílias que fazem parte do projeto Cozinha Solidária.